
Práticas Restaurativas

As Práticas Restaurativas têm sua origem na Justiça Restaurativa e são diferentes ferramentas que possibilitam segurança psicológica e um espaço seguro de diálogo. Elas contribuem de forma efetiva para a prevenção e resolução de conflitos, reparação de danos, restauração de vínculos, alinhamento de expectativas, construção de saberes e propósitos coletivos. Permitindo integração, reflexão, conscientização, responsabilização e fortalecimento das relações. São valores das Práticas Restaurativas: esperança, compromisso, respeito, voluntariedade, autenticidade, empoderamento, confidencialidade, solidariedade, humanismo, sentimento comunitário, inovação, interconexão e autorresponsabilidade.
Serviços oferecidos

Círculo conflitivo
Indicado para relações continuadas, os círculos conflitivos auxiliam na busca de entendimentos e soluções para conflitos e tensões sociais.
Objetivo: 1- Integrar pessoas além dos rótulos, possibilitando o desenvolvimento de ações inclusivas que beneficiem a todos os envolvidos; 2- Dar oportunidade a todos de expor seus sentimentos, percepções e impactos, promovendo uma atitude reflexiva; 3- Restaurar o senso de justiça, reparar os danos e promover a responsabilização.
Resultado esperado: Espaço seguro de diálogo; o restabelecimento da comunicação; a autorreponsabilização dos envolvidos; um plano de ação para restaurar laços sociais e reparar danos, bem como gerar compromissos e acordos individuais e coletivos.

Círculo Celebrativo
Celebrações são ótimas oportunidades para promover encontros, conexões e experiências coletivas. Geram histórias, criam-se vínculos, sentimentos de pertencimento com as pessoas ou instituições que promovem uma experiência celebrativa.
Indicado para famílias e organizações, os círculos celebrativos, são uma ótima ferramenta para momentos de comemoração, acolhimento de novos colaboradores, início ou encerramento de ciclos.
Resultado esperado: Criação e aprofundamento de vínculos, sentimento de pertencimento, prevenção de conflitos, ambiente familiar e organizacional mais harmônico e colaborativo.

Círculo de alinhamento e construção de propósito
O propósito é a razão de existir de uma organização, é o legado e a diferença que ela está tentando fazer no mundo. É sua razão de ser, portanto, vai além do lucro. Ele orienta tudo o que a organização e as pessoas fazem. Por isso, o propósito institucional não pode ser apenas um quadro na parede, ou estar apenas na mente de seus diretores ou fundadores, ele precisa ser importante e relevante para todo o ecossistema da organização. Para muito além do que criar um propósito e uma missão apaixonante, os círculos de alinhamento e construção de propósitos promovem a conexão das histórias e objetivos individuais dos colaboradores com a história e marca da organização. Eles esclarecem e auxiliam para o alinhamento das expectativas pessoais e institucionais, promovem sinergia e tornam o propósito vivo, potente e prático a todos os graus hierárquicos da organização.
Indicado para todo tipo de organização que deseja construir ou reavivar propósitos, alinhar expectativas e gerar uma cultura organizacional mais dialogal, sinérgica e colaborativa.
Resultados esperados: Alinhamento de expectativas, valores e propósitos institucionais. Melhora na comunicação e sinergia entre pessoas, setores e equipes de trabalho – previne, diminuir e promove a resolução de conflitos setoriais. Promove sentimento de pertencimento, comprometimento, atitude de dono/ownership. Estimula o espírito colaborativo. Gera motivação e autorresponsabilização dos profissionais e equipes. Colabora para emergir uma cultura organizacional, pacífica, adaptativa e coerente com o propósitos institucionais.

Círculo Criativo
O círculo criativo é uma abordagem inovadora e potente que considera as organizações como sistemas vivos, dotados de múltiplas inteligências e recursos próprios, que muitas vezes estão represados ou indisponíveis. Com essa metodologia as organizações serão capazes de acessar e liberar essa potência, despertando sua essência criativa, inovadora e adaptativa.
Indicado para empresas e organizações que buscam soluções criativas e inovadoras a partir de seu próprios colaboradores. Os Circulos Criativos, criam um espaço de segurança pscológica que permite falar de ideias, medos, ansiedades, sentimentos e dificuldades coletivas e individuas presentes no ambiente organizacional. Criando assim, um ambiente colaborativo onde a inteligência individual e coletiva ganha espaço e permite a criação de acordos, processos, produtos, serviços e soluções inovadoras.
Resultado esperado – Criar um ambiente de empatia e segurança psicológica. Oportunizar melhor gestão da subjetividade ao proporcionar espaços de fala e escuta sobre questões subjetivas e emocionais que estão impactando o ambiente organizacional e seus resultados. Equipes mais colaborativas e inovadoras.
BENEFÍCIOS








Perguntas frequentes sobre Práticas Restaurativas

1- Em que espaços as Práticas restaurativas podem ser usadas?
Mesmo tendo surgido na Justiça Restaurativa, as Práticas Restaurativas que também são práticas sistêmicas podem ser utilizadas com qualquer pessoa ou grupo, independente de faixa etária, em âmbito familiar, comunitário, escolar, ligados a espaços não governamentais ou a políticas públicas como a de Assistência Social, ao Sistema de Justiça e Segurança, ou em âmbito organizacional e empresarial. As Práticas Restaurativas podem ser formais e informais, utilizadas em caráter preventivo, ou reativo aos conflitos e contribuem para criar ou restabelecer vínculos e desenvolver o senso de comunidade e reponsabilidades individuais e coletivas.
Além disso, ela promove a construção de saberes coletivos e soluções inovadoras e sustentáveis para os mais variados conflitos, produtos e serviços.
2- Uso das Práticas Restaurativas
Como se insere numa metodologia sistêmica os usos podem ser diversos, mas destacaremos três:
1- Preventivo
Colabora para uma melhora na comunicação, para criação e fortalecimento de vínculos pessoais e coletivos, ajuda a restabelecer confiança, compreensão mútua, alinha expectativas, esclarece mal entendidos e proporciona a construção de valores, regras de convivência e acordos coletivos.
2- Reativo/responsivo.
Usado como uma resposta ao conflito já instalado. Procura restabelecer a comunicação, o senso de responsabilidade e reparar danos. Também é usado para resolução de conflitos bi e multilaterais que ferem o senso de justiça coletivo e impossibilita ou dificulta as relações continuadas.
3- Por criar um espaço de segurança psicológica e um ambiente seguro de diálogo, as práticas restaurativas também permitem melhor gestão da subjetividade, colaborando para o alinhamento de expectativas, construção de propósitos e saberes coletivos.
3- O que é um círculo restaurativo?
É um encontro circular, uma roda de diálogo, um espaço seguro que permite a participação de pessoas envolvidas em um conflito ou “situação problema” que direta ou indiretamente podem colaborar no entendimento e na a resolução.
Este encontro segue um roteiro pré-determinado, dividido em três etapas:
1 – Pré-círculo : Identificação do conflito ou “situação problema”. Preparação para o encontro. 2 – Círculo: Realização do encontro. 3 – Pós-círculo: Avaliação e acompanhamento.
Confira nossas novidades
E, se o problema ou conflito que você vive hoje, for uma oportunidade?
Até pouco tempo atrás eu (Maira), tinha o entendimento de que um conflito, uma divergência,…
Qual é o seu estilo de resolução de conflitos?
Qual é o seu estilo de resolução de conflitos? Entenda como o seu comportamento pode…
Escuta ativa no ambiente de trabalho
“LIDERES QUE NÃO ESCUTAM, ACABARÃO CERCADOS DE PESSOAS QUE NÃO TEM NADA A DIZER ”…
Impactos da cultura colaborativa no ambiente profissional
O que são Práticas Restaurativas?
O que são Práticas Restaurativas? Práticas Restaurativas são diferentes ferramentas que possibilitam um espaço de…
Antes de negociar ou resolver conflitos
Antes de negociar, fazer acordos ou ter conversas desafiadoras no casamento, família, no trabalho ou…

Faça contato conosco, queremos ouvi-lo e descobrir a melhor maneira de ajudá-lo.