“LIDERES QUE NÃO ESCUTAM, ACABARÃO CERCADOS DE PESSOAS QUE NÃO TEM NADA A DIZER ” Autor desconhecido.
👂 Saber escutar é uma verdadeira arte.
No ambiente de trabalho isso não é diferente. Quem saber escutar se destaca!
💬 🗨 🗯 💭 Criar espaços de diálogos, ouvir colaboradores, clientes, fornecedores, auditores é fundamental para qualquer profissional e principalmente para as lideranças.
Neste poste, destaco três razões do por que a ESCUTA ATIVA pode fazer toda a diferença no ambiente organizacional.
1- Para o aperfeiçoamento das relações: Criar vínculos, pertencimento, alinhamento de propósitos e expectativas, planejamento estratégico, resolução de conflitos, entre outros, só serão efetivos se ouvirmos verdadeiramente e com atenção o que as pessoas têm a dizer.
2- Para o melhoramento continuo dos serviços e produtos: Inovação e empreendedorismo não acontecem sem uma conexão com as pessoas e se conectar é criar espaços de escuta. Ouvir as dores, as necessidades, as dificuldades, ideias e avaliações de todos os envolvidos nos processos, a fim de colheres informações. Essa escuta é fundamental, para que haja, correções, aperfeiçoamentos, criação de novos produtos, processos e para que todos se sintam incluídos e implicados com os resultados da organizacionais.
3- Para não ser um líder solitário: Liderança e transformações organizacionais nunca acontecem pelas mãos de única pessoa. Lideres que não ouvem, se isolam. Não criam vínculos, são facilmente substituíveis e só conquistam a colaboração da equipe pela barganha e recomeça.
🤔 Como está sua escuta?
Você líder faz perguntas e ouve com atenção seus liderados?
Vocês liderado, dá espaço e abertura para ouvir as expectativas de seus pares e lideres?
A sua organização criar espaço de ESCUTA ATIVA?
Compartilhe conosco!
Mediador judicial e extrajudicial, consultor, mentor e facilitadores de práticas sistêmicas e restaurativas.