young w biracial mediator bigstock 46447819

Mediação familiar

Um conflito familiar é uma situação delicada para aqueles que estão envolvidos. Quando parentes tem divergências, quando um casamento chega ao fim, ou quando temos que fazer um inventário, normalmente a comunicação fica prejudicada. Como estamos negociando ou resolvendo conflitos com pessoas muito próximas, muitos sentimentos vêm à tona e o diálogo pode ficar comprometido. E quando não há diálogo, não é possível haver entendimento e clareza para que as melhores opções e oportunidades de cordos possam surgir. Portanto, fica difícil chegar a acordos que atendam as necessidades de todos os envolvidos. Nestas situações a mediação familiar pode ser o melhor caminho para resolver desentendimentos familiares.

Como funciona a mediação familiar?

A mediação familiar é feita através da criação de um ambiente, sigiloso, favorável e seguro para que os envolvidos possam se entender. Mesmo que eles não queiram se encontrar, o mediador faz o papel de ponte, buscando propostas construtivas e soluções que atendam aos interesses de todos. As reuniões com o mediador podem ser conjuntas ou individuais, pois ele está preparado para agir de forma imparcial, transmitindo as informações que possibilitarão a solução do conflito.

A função dele no processo de mediação familiar é facilitar o diálogo e com a autonomia das partes buscar as alternativas, focar nos interesses futuros e encerrar o conflito da melhor maneira possível. Os acordos estabelecidos e respeitam o princípio da voluntariedade, são consensuais e buscas satisfazer as necessidades de todos os envolvidos.

Quando buscar a mediação familiar?

A mediação familiar é uma boa alternativa quando as pessoas querem resolver o problema e estão com dificuldade de estabelecer diálogos e acordos. Em especial quando querem resolver rapidamente e sem maiores desgastes relacionais. Por exemplo, questões que envolvam guarda ou manutenção financeira dos filhos, partilha de bens ou distribuição de herança podem levar anos aguardando uma decisão judicial. Enquanto isso, os parentes se distanciam cada vez mais, o futuro da criança permanece indefinido e os bens são desvalorizados e os desfecho de uma possível decisão judicial nem sempre satisfaz as necessidades dos envolvidos.

A mediação familiar traz mais benefícios do que um processo judicial ao definir um acordo que seja satisfatório para todas as partes. Portanto, ela é indicada para qualquer situação onde há possibilidade (ou vontade) de negociação, e especialmente nos casos da família em que as relações são continuadas pode ajuda a evitar a escalada dos conflitos além de prevenir surgimentos de novos conflitos e desgastes emocionais. 

Alguns benefícios da mediação familiar:

  • É mais rápida do que um processo judicial
  • Procura soluções através do diálogo
  • Preserva o relacionamento entre os envolvidos
  • Evita o bloqueio de bens e perdas financeiras
  • É mais barata do que processos judiciais
  • Evita que ocorram ainda mais desgastes emocionais

Para resolver questões familiares, conte com um mediador

Faço contato e veja se a mediação é mesmo a melhor alternativa para sua necessidade.

Mediador de conflitos, consultor e facilitador de práticas sistêmicas e restaurativas.

Os livros usados para criação do artigo e indicados para leitura:

Compre a partir do nosso link e ajude a manter este trabalho.

É só clicar na capa do livro e ir para a página de venda. Procuramos os melhores preços para você!

1 comentário em “Mediação familiar”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Responder
Olá como podemos te ajudar?
Olá!
Como podemos te ajudar?