Qual é o seu estilo de resolução de conflitos?
Entenda como o seu comportamento pode influenciar as soluções que você busca e aprenda a adotar o estilo mais eficaz de gestão de conflitos conforme a situação. Na vida pessoal e no mundo dos negócios, os conflitos são inevitáveis. Mas como você lida com eles pode fazer toda a diferença! Thomas e Kilmann (1979) desenvolveram um modelo que descreve cinco estilos para lidar com conflitos: competição, colaboração, acomodação, evasão e compromisso. Esses estilos podem ser aplicados tanto no dia a dia quanto no ambiente corporativo, ajudando a transformar tensões e conflitos em soluções construtivas. Cada estilo depende do nível de assertividade (defesa dos próprios interesses) e de cooperação (preocupação com os interesses dos outros) quê se pretende adotar.
Vamos explorar como cada uma dessas abordagens pode ser útil para você.
1.Integração:
A abordagem “ganha-ganha”. Ambas as partes buscam uma solução que atenda aos interesses de todos, com muita cooperação e assertividade.
➡ Como pode ajudar: Quando você busca uma solução que beneficie todas as partes, cria um ambiente de colaboração e respeito, seja em acordos de trabalho ou em relações pessoais. Essa estratégia fortalece relações duradouras e cria soluções sustentáveis para todos.
2.Acomodação:
Em vez de defender seus interesses, você cede para manter relacionamento ou comunicação aberta.
➡ Como pode ajudar: Em muitas situações da vida ou nos negócios, pode ser mais inteligente ceder em alguns pontos para preservar o relacionamento ou evitar que o conflito se intensifique. No entanto, é essencial usar essa estratégia com equilíbrio, para não se sentir desvalorizado ou frustrado.
3.Compromisso:
Ambas as partes cedem um pouco para encontrar um meio-termo. O compromisso de resolver e solucionar a questão é o que marca essa negociação.
➡ Como pode ajudar: Às vezes, a solução perfeita não existe, e o compromisso em resolver a questão é a melhor maneira de avançar sem causar mais danos nos relacionamento, na parceria, a outros gastos e infortúnios ligados a questão em discussão. O compromisso permite resolver rapidamente o problema e seguir em frente.
4.Domínio (ou Competição):
Aqui, uma das partes impõe sua solução, sem muita cooperação é o “Ganha perde” ou “soma zero”. Uma das partes, seja pelo cargo ou por ter maior recursos ou poder, decide e os outros se submetem a decisão.
➡ Como pode ajudar: Em momentos de decisões urgentes ou quando a liderança, pais gestores precisam ser firmes e ágil, a estratégia de domínio pode ser necessária. Embora deva ser usada com cautela, ela pode garantir que decisões rápidas, seja por necessidade, urgência ou perigo sejam tomadas para o bem de todos, sem ficar preso à indecisão ou aguardando a compreensão e a participação de todos os envolvido.
5.Evitação:
Quando as partes tentam evitar o conflito, não se envolvendo na resolução.
➡ Como pode ajudar: Em situações de baixo impacto ou quando o tempo e recursos são limitados, evitar o conflito pode ser uma estratégia válida. Mas cuidado! Ignorar um problema persistente pode agravar a situação. No ambiente de negócios, ou familiar uma evitação temporária pode ser válida, mas nunca deve ser permanente.
E Aí, identificou qual é seu estilo predominante?
O segredo para uma gestão de conflitos eficaz está em saber qual estratégia usar em cada momento. No ambiente pessoal ou empresarial, resolver conflitos de maneira estratégica não apenas soluciona problemas, mas também fortalece a confiança e a colaboração entre todos os envolvidos. Ao entender essas abordagens e aplicá-las com sabedoria, você cria um ambiente mais harmônico, produtivo e focado no
crescimento pessoal e na qualidade de seus relacionamentos.